110 anos de Juazeiro do Norte: curso de Administração da UFCA contribui para o desenvolvimento socioeconômico da cidade

A cidade de Juazeiro do Norte comemora 110 anos de emancipação política neste dia 22 de julho. Fundada ainda no século 19, a emancipação veio em 1911, após reivindicações da população e por influência do Padre Cícero Romão Batista que, além de pároco, foi o primeiro prefeito de Juazeiro e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento religioso, cultural e econômico da cidade.

Alocado no campus da Universidade Federal do Cariri (UFCA) de Juazeiro do Norte, o curso de Administração conta com importantes contribuições para o progresso social e econômico do município. Abaixo estão listadas algumas delas:

1. Promoção de educação financeira em escolas: O Programa de Educação Tutorial do Curso de Administração (PETADM) da UFCA realiza o projeto “Educação Financeira das Escolas”, proporcionando uma base de conhecimentos teóricos e práticos na área de finanças pessoais e afins para os alunos do Ensino Médio Integral, da rede pública de ensino de Juazeiro do Norte.
  2. Disseminação de informações sobre inclusão e acessibilidade: O PETADM também conta com o projeto “Andanças Acessibilidade”, edição especial e anual do “Andanças Culturais”. O intuito é promover o acesso à cultura a grupos que historicamente possuem suas demandas reprimidas e com barreiras de inclusão na sociedade. Com a temática “Acessibilidade: A Comunidade Surda”, a 18º edição do projeto ocorreu em dezembro de 2020 e pautou o histórico da comunidade surda no Crajubar.
  3. Divulgação de empreendimentos e empreendedores: Também do PETADM, o projeto “Café com Empreendedores” promove um diálogo entre estudantes, petianos e empreendedores locais. Segundo Fernanda Bastos Teixeira, da diretoria de Projetos e Pesquisas do PETADM, esses debates contribuem para o entendimento da realidade de empreender na região, promovem aproximação entre os interessados em empreender e a criação de network. Em 2019, o projeto recebeu o diretor do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (Unileão), Jaime Romero, a proprietária da franquia da escola de idiomas Wizard em Juazeiro do Norte, Alexandra Melo, o CEO do Grupo JHM, Hebert Martins, e o médico e proprietário da Kariri Empreendimentos, David Negrão.
  4. Serviços para microempreendedores de baixa renda: Por meio da Empresa Júnior Premium Consultoria, são oferecidos serviços administrativos para solucionar problemas de pequenas e grandes empresas, e de microempreendedores de baixa renda.
  5. Egressos com visão inovadora: A experiência construída durante a graduação forma egressos com visões inovadoras para o mercado de trabalho. É o exemplo de Isabella Gonçalves, fundadora e administradora da UNIBeauty Cosméticos, loja de referência em produtos de beleza e cuidado na cidade de Juazeiro do Norte.
Fachada da UNIBeauty Cosméticos. Foto: Arquivo Pessoal

“O curso foi extremamente importante, inclusive, executei o plano de negócios elaborado no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Exercer na prática o que foi aprendido teoricamente fez total diferença na construção da minha empresa”, afirma a egressa.
“Desde 2013 exerço a função de administradora na UNIBeauty Cosméticos. Hoje, foco principalmente na parte estratégica e de marketing da empresa, apesar de já ter exercido todas as funções possíveis, quando era apenas uma pequena loja minha com outra vendedora. Ao longo de quase nove anos, expandimos a empresa, que passou por diversas mudanças sob minha administração constante”, pontua.

Foto de capa da matéria: Bibiana Belisário.