Prae dispõe de quatro processos seletivos abertos para editais de assistência estudantil

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) está com quatro processos seletivos abertos para editais de assistência estudantil, são eles: Auxílio Emergencial e Óculos, Segurança Alimentar, Alunos Conectados e Inclusão Digital e Tecnologia Assistiva.

De acordo com o setor de Serviço Social da Prae, o controle das inscrições é realizado através de lotes semanais. Dessa forma, toda segunda-feira são abertos novos lotes, até a data final do edital, que pode variar de acordo com cada auxílio. Além disso, os requisitos para se inscrever também podem diferir entre os processos seletivos.

As inscrições são realizadas através da Plataforma de Formulários da UFCA. Acesse a página de Editais no site da instituição para conferir todas as informações.

A seguir, estão alguns pontos básicos retirados dos editais:

Auxílio Emergencial e Auxílio Óculos

O Auxílio Emergencial (até R$ 350,00) tem como objetivo oferecer suporte financeiro aos discentes em vulnerabilidade socioeconômica que correm o risco de não permanecer e concluir o seu curso na Universidade. Já o Programa Auxílio Óculos (R$ 400,00) visa assegurar uma complementação financeira para a aquisição de óculos com lentes corretivas por estudantes da UFCA, contribuindo com o desempenho acadêmico.

Inclusão Digital e Tecnologia Assistiva

O Auxílio Inclusão Digital (até R$ 1.300,00) contribui para a permanência dos discentes na UFCA através do auxílio financeiro para a aquisição de equipamentos necessários à inclusão digital. O Auxílio Tecnologia Assistiva (até R$ 600,00), por sua vez, busca garantir a permanência, especificamente, dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação, a partir de subsídio financeiro para a obtenção ou manutenção de tecnologia assistiva que promova acesso, participação e aprendizagem.

Segurança Alimentar

O edital de Segurança Alimentar concede o Auxílio Alimentação (R$ 132,00) a estudantes que: pertencem aos campi que ainda não dispõem de Refeitório Universitário (R.U.); não estão utilizando o R.U. em virtude da paralisação das suas atividades; realizam estágio curricular em município onde não há R.U. da UFCA.

Alunos Conectados

O Projeto Alunos Conectados (MEC/RNP) tem o objetivo de disponibilizar e monitorar chips/pacotes de dados, por meio de operadoras de Serviço Móvel Pessoal (SMP), para estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, garantindo o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas de forma remota, diante das restrições da pandemia de Covid-19.