X Semana de Administração da UFCA

Com o tema “O Futuro Começa Agora”, a X Semana de Administração da Universidade Federal do Cariri (UFCA) iniciou na noite desta segunda-feira, 23, no auditório principal do campus Juazeiro do Norte. O evento foi até quinta-feira, sempre durante a noite, com atividades diversas.

 

O grupo do curso de Música, Elas Sax, quarteto formado por quatro estudantes mulheres que tocam saxofone, iniciou as atividades com repertório de música popular, regional e choro. Entre as músicas apresentadas estão Sapato Velho, de Roupa Nova; João e Maria, de Sivuca e Chico Buarque; Caçador de Mim, de Milton Nascimento; e A Vida do Viajante, de Luiz Gonzaga.

 

A Semana de Administração tem como objetivo aproximar academia e mercado, ampliando a interlocução de estudantes, professores e administradores com o ambiente prático da gestão organizacional.

 

Durante a solenidade de abertura, o coordenador do curso e da X Semana de Administração, professor Rodolfo Jakov, abordou o futuro, tema do evento. “Se a gente prestar atenção no presente, a gente pode construir um belo futuro. Quando o aluno entra na universidade e se forma em Administração, eu faço uma pergunta: ‘Que tipo de organização nosso aluno vai encontrar na sua carreira, não só quando sai, mas depois de 10, 20 anos? Como vamos cumprir a missão de preparar o aluno não só para o momento em que ele se formar, mas daqui a 10, 20, 40 anos?'”, refletiu. Ele ressaltou o formato inovador de empresas que atuam de forma diferenciadas das organizações do passado, como Facebook, AirBNB e Uber.

 

O professor Marcus Brasil, vice-diretor do CCSA, falou sobre o passado, o presente e o futuro, relembrando a trajetória do curso de Administração da UFCA, que começou ainda como curso da Universidade Federal do Ceará, campus Cariri. “A criação de um bacharelado em Administração em Juazeiro do Norte já demonstra a trajetória de sucesso. A proposta de criação de um mestrado profissional em Administração inspira o quanto podemos avançar na região do Cariri”. Ressaltou a equipe capacitada de professores e a presença de núcleos que trabalham principalmente pesquisa e extensão no curso de Administração.

 

O vice-reitor da UFCA, Roberto Ramos, que também é professor de Administração, refletiu sobre o momento que vivemos atualmente, indicando que a sociedade está melhorando, mas ainda há desigualdade. “A gente tem que ficar sempre olhando pro passado pra não repetir os erros no futuro. Na Administração, temos análises para tentar desenhar algo sobre o futuro, mas não sabemos realmente o que vai acontecer. Nossa capacidade de prever é limitada. Mas não é limitada a nossa capacidade de se preparar, de entender o passado e se preparar para o futuro”.

 

Apresentação de cases

O proprietário da Griff do Bolo, Thiago Magno, foi convidado a contar sobre a experiência dele como empreendedor. “Às vezes a gente tem tanto a perspectiva do futuro que esquece de olhar o hoje. O nosso foco deve ser no presente, porque o futuro a gente constrói neste momento”, disse. Ele começou há sete anos com as receitas de bolo do pai, depois de ser professor de História e de se formar em Direito. Deu orientações aos estudantes sobre o mercado de trabalho, ressaltando a importância de se construir como líder e de ter inteligência emocional. Falou também sobre a teoria e o estudo para a prática profissional.

 

Disse ainda que o empreendedor precisa ter responsabilidade e estar conectado com a sociedade atual. “Se quer ser empreendedor mesmo, precisa se adequar e precisa se aproximar principalmente do público jovem. Você precisa se conectar. Sem conexão com o presente, não existe futuro”, destacou. Orientou que aqueles estudantes que querem empreender devem fazer isso agora e não esperar terminar a faculdade.

 

Ainda na abertura do evento, houve a uma edição do projeto Prata da Casa, com a estudante Larissa Almeida, do oitavo semestre de Administração. A iniciativa tem como objetivo compartilhar conhecimento entre os estudantes. Na oportunidade, Larissa apresentou sua empresa de acompanhamento escolar, o “Reforço Escolar Larissa Almeida”, no Crato. Ela iniciou com poucos estudantes e sem dinheiro nenhum, dando aulas no próprio quarto. Atualmente, conta com 60 estudantes, nove colaboradores e quatro salas.

 

Larissa ressaltou a importância do incentivo dos professores para desenvolver o projeto, além do amor e da crença no que faz. “Se você não amar o que faz, você não vai ter a autorresponsabilidade”, destacou.

 

No segundo dia da Sead teve a abertura da banda Just In Trio formada por alunos do curso, que apresentaram seu repertório de pop-rock.

 

Como palestra central teve a ilustre presença do Carlos Macêdo, Evangelista da empresa in loco media, que falou sobre a história da empresa, desde sua fundação, as inúmeras inovações e o futuro da empresa.

 

No História de sucesso, com o Lucas Oliveira da Gráfia Digix, que contou sua trajetória profissional, bem como a importância do curso de Administração da UFCA em sua vida.

 

No Prata da Casa, com a estudante Fernanda Bastos que contou de forma humorada sua trajetória de estudante.

Prêmio Destaques ADM 2017

Na noite da abertura foram divulgados os nomes indicados para receber o Prêmio Destaques ADM 2017 nas categorias Discentes, Docentes e Melhor TCC. Os estudantes e professores do curso de Administração votaram nas categorias Discentes e Docentes.  A categoria de Melhor TCC será votada por comissão formada por professores da UFCA.

Os vencedores foram anunciados no segundo dia de evento:

 

1º Lugar Discente: Fernando Siqueira

2º Lugar Discente: Rodrigo Pimentel

1º Lugar Docente: Profa. Halana Brandão

1º Lugar TCC Discente: Brena Carolina

1º Lugar TCC Docente orientador: Profa. Halana Brandão

 

No terceiro e quarto dia houveram os Minicursos:

  • Constituição de empresas com Edna da Silva
  • Gestão de Risco e Governança com Rafael Valério
  • O Mercado financeiro e suas oportunidades com Danilo Sandes
  • Ciclo PDCA – Roda de conversa com Karine Bonfim

 

Fotos da X Semana de Administração

 

Fonte: https://www.ufca.edu.br/portal/noticias/noticias-ufca/item/5838-apresentacao-de-cases-abre-a-x-semana-de-administracao