Edital seleciona propostas de empreendedorismo inovador para setores estratégicos da economia cearense

Desde o ano passado, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) tem contribuído para solucionar a dificuldade que os comerciantes caririenses enfrentam para encontrar fornecedores. Isso vem acontecendo por meio de atividades desenvolvidas no Programa Clusters Econômicos de Inovação, iniciativa das Secretarias Estaduais do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e da Ciência e Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e suas vinculadas Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).

Edital

O trabalho dos Clusters Econômicos ganhou, no último dia 15, um importante reforço: a abertura do edital para seleção de projetos de empreendedorismo inovador com foco em setores estratégicos da economia no estado do Ceará.

Os candidatos com as melhores soluções inovadoras serão apoiados pelo programa Corredores Digitais, da Secitece, e por bolsas de pesquisa da Funcap. As inscrições seguem até 15 de agosto (Grupo 1) e até dia 15 de setembro (Grupo 2). Para entender do que se tratam os grupos 1 e 2, confira o edital disponível neste link.

Clusters no Cariri

Em termos econômicos, cluster é a relação de cooperação entre empresas numa determinada região.

A região do Cariri tem clusters de comércio, saúde e turismo, que contam com pesquisadores caririenses responsáveis por buscar soluções para os principais problemas identificados.

Os pesquisadores do cluster de comércio são: Paulo Renato Alves Firmino, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA), e Francisca Jeanne Sidrim de Figueiredo Mendonça, da Universidade Regional do Cariri (Urca); no de saúde estão Regina Petrola Bastos Rocha, da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (FMJ), e Vanderval Silva de Oliveira, do Centro Universitário Paraíso (UniFAP); já no cluster de turismo estão Frederico Romel Maia Tavares, da Urca, e Yuri Almeida Lacerda, do Instituto Federal do Ceará (Crato).

Fonte: Site da UFCA e Portal Gestão

Imagem: Dcom/UFCA